Um presente em forma de representatividade

O paciente do Centrare (Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissura Labiopalatal e Deformidade Craniofacial) do Hospital da Baleia, Felipe Fidelis de Souza, já demonstra todo seu lado artístico, mesmo com a pouca idade, 11 anos. No último dia 24 de junho, Felipe presentou o Cirurgião Plástico do Hospital da Baleia, Hugo Rodrigues, com um desenho do personagem Coringa, interpretado pelo ator Joaquin Phoenix.
Em suas consultas, Dr. Hugo usa o ator Joaquin Phoenix como exemplo de conscientização acerca da importância do tratamento multidisciplinar e reabilitação plena, “Phoenix nasceu com a fissura labiopalatina e isso não o impediu de conquistar objetivos e realizar sonhos. Inclusive, ganhou o Oscar 2020 de Melhor Ator por Coringa,” conta.
A mãe do Felipe, Janaína de Souza Oliveira conta que o Felipe fez a primeira consulta com apenas 20 dias de nascimento e que, desde então, é acompanhado pelo Dr. Hugo e a equipe do Centrare do Hospital da Baleia. “O Felipe começou a desenhar aos 6 anos de idade. Atualmente, ele desenha em casa, faz aula e sempre busca conhecimento na área. Tivemos a ideia de levar um presente para o Dr. Hugo que representasse a fissura labiopalatal”, recorda.
Ao ser questionado sobre a representatividade do desenho, Felipe é enfático, “que a pessoa, assim como o ator, não deixe de sonhar e que nada impeça o seu talento, seja colorir, desenhar ou atuar,” afirma.
Dr. Hugo concorda com seu paciente “para mim, este desenho representa muita coisa, principalmente a importância do tratamento multidisciplinar para a reabilitação plena das pessoas que nascem com fissura labiopalatina. Que sua condição nunca os limite e que possam ser o que quiserem: artistas, atores, cantores e profissionais que escolherem. Socializar sem medo ou vergonha, e sim, com confiança. E reforço que, o tratamento feito por uma equipe multiprofissional, com cronologia adequada e profissionais certos, as sequelas tornam-se raras e a fissura não será nenhuma limitação aos pacientes”, finaliza.


Sobre o Centrare

O Centrare (Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais) do Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no tratamento de fissuras labiopalatais e de diversas deformidades do crânio e da face. O acompanhamento é feito desde a gestação até a vida adulta, por isso, diversos profissionais estão envolvidos no protocolo integral dos pacientes por meio de consultas periódicas.
O Centrare tem mais de 5.500 pacientes cadastrados que já foram atendidos e recebe, em média, oito novos casos de por semana. Só nos primeiros quatro meses de 2022, foram feitos no Hospital da Baleia mais de 2 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 200 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade.

Sobre o Hospital da Baleia


O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico. Atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Além da Oncologia adulta e pediátrica, há outros Centros de Referência: Nefrologia (Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria, com destaque para o Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), além de mais de outras 30 especialidades médicas.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »