Com 12 pacientes atendidos em um único dia

O Hospital da Baleia realiza, neste sábado, 19 de setembro, mais uma etapa do mutirão cirúrgico de Otorrinolaringologia voltado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa prevê o atendimento de 12 pacientes em um único dia, com o objetivo de ampliar a oferta de procedimentos e contribuir para a redução do tempo de espera por cirurgias especializadas.
A ação será conduzida pelo otorrinolaringologista e cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital da Baleia, Dr. Sérgio Edriane Rezende, e contará com a mobilização de profissionais da equipe de Otorrinolaringologia e da estrutura do bloco cirúrgico da instituição.
12 pacientes atendidos em três salas cirúrgicas
Nesta etapa, serão realizadas cirurgias em oito crianças, com procedimentos de amígdalas, adenoide e ouvido, e em quatro adultos, que passarão por cirurgias de septo e cornetos. Ao todo, serão utilizadas três salas de cirurgia, com a participação de quatro médicos da equipe de Otorrinolaringologia.
A realização dos mutirões integra uma estratégia do Hospital da Baleia para ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde, SUS que aguardam por procedimentos cirúrgicos especializados.
Ampliação da oferta de cirurgias
O atendimento da fila do SUS pela especialidade teve início em dezembro de 2024. Desde então, o Hospital da Baleia vem ampliando as condições para aumentar a oferta de cirurgias, com a chegada de mais instrumentais e profissionais especializados à equipe.
A proposta é que os mutirões sejam realizados periodicamente, permitindo ampliar o número de pacientes atendidos e dar continuidade às ações voltadas à redução da espera por procedimentos cirúrgicos.
Segundo o Dr. Sérgio Edriane Rezende: “O objetivo do mutirão é aumentarmos o número de cirurgias realizadas pela Otorrinolaringologia do Hospital da Baleia e diminuirmos o tempo de espera dos pacientes para as cirurgias. Programamos outros mutirões ainda este ano.”
Equipe especializada para ampliar o atendimento
Composta por nove especialistas, a equipe de Otorrinolaringologia do Hospital da Baleia é responsável pelo atendimento aos pacientes do Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas e Deformidades Craniofaciais – CENTRARE e àqueles encaminhados pela Secretaria de Saúde. O serviço contempla as pessoas que aguardam por procedimentos cirúrgicos com guias W, além de pacientes com guias já autorizadas para cirurgia na fila do SUS.
A ampliação da equipe e da estrutura disponível permite fortalecer a capacidade cirúrgica da instituição e ampliar o acesso dos pacientes do SUS à assistência especializada.
348 cirurgias realizadas de janeiro a agosto
Os indicadores do Bloco Cirúrgico demonstram o volume de atendimento da especialidade. Entre janeiro e agosto de 2026, foram realizadas 348 cirurgias de Otorrinolaringologia, que resultaram em 971 procedimentos no período.
Os dados reforçam a atuação da especialidade no Hospital da Baleia e o compromisso da instituição com a ampliação do acesso à assistência especializada para pacientes do SUS.


