Cuidados Paliativos em tempos de pandemia

Cuidar bem até́ o último suspiro, para que o paciente viva da melhor forma possível. A assistência em ‘Cuidados Paliativos’ é um dos diferenciais do filantrópico Hospital da Baleia, um dos poucos hospitais de Minas Gerais a oferecer essa assistência multiprofissional especializada pelo Sistema Único de Saúde. Com a redução dos números infectados pela Covid-19, o Hospital desativou uma das alas que havia sido reformada para tratar os pacientes com o novo coronavírus e a transformou em ala exclusiva de Cuidados Paliativos.

A Comissão de Cuidados Paliativos do Centro de Cancerologia do Hospital da Baleia chama a atenção para a importância deste trabalho – que é muito novo no Brasil, especialmente em tempos de pandemia. Há 10 anos, o grupo realiza um trabalho aliado à proposta de humanização do atendimento médico que pauta a instituição há 76 anos.

Segundo a médica paliativista e coordenadora do serviço no Hospital da Baleia, Dra. Cristiana Savoi, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas. “A cultura paliativista é forte no Hospital da Baleia, referência em oncologia no Estado e um dos pioneiros em MG a trabalhar com a especialidade”, comentou a médica. Além dos pacientes oncológicos, o Baleia também oferece essa assistência ampliada a todos os pacientes portadores de doença renal avançada, cardíaca, neurológica, dentre outras.

O sr.Reinaldo Lemos Pereira é paciente paliativo do Hospital da Baleia

Uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas, trabalha de forma integrada para propiciar um cuidado completo e integral do paciente. Essa multidisciplinaridade de cuidados considera aspectos físicos, psicológicos, espirituais e sociais do paciente, no intuito de diminuir o sofrimento e aumentar a qualidade de vida do enfermo e seus familiares.

Referência em Saúde

O filantrópico Hospital da Baleia oferece 30 especialidades médicas e como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construída há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros – sendo 95% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!