Dr. Gam aposenta no Baleia e deixa enorme legado.

Médico cuidou desde a sua residência de milhares de crianças mineiras com pé torto congênito.

Na semana passada (9/6), o Hospital da Baleia, que possui um dos mais tradicionais centros de Ortopedia e Traumatologia do país, se despede de uma das suas mais relevantes figuras: Dr. Gustavo Alves de Mendonça, que se aposenta deixando um enorme legado a todos que tiveram a honra de o conhecer. O médico atuou por mais de 50 anos e foi um dos primeiros e mais importantes alunos do Professor José Henrique da Matta Machado, criador da clínica na Instituição e pioneiro na implantação de cursos de extensão na área, nos moldes como é conhecida a Residência Médica hoje no Brasil. Ao longo dos anos, Gustavo Alves de Mendonça, carinhosamente chamado por suas iniciais Dr. Gam, se tornou a maior referência no conhecimento e prática o pé torto congênito, sub-especialidade da Ortopedia Pediátrica.

Dr. Gam, carinhosamente chamado pelos seus pacientes, colegas e amigos, se despede do Baleia e deixa enorme legado.

Segundo Wagner Nogueira, um dos mais importantes ortopedistas do país e que atua há mais de 30 anos no Hospital da Baleia, onde também já foi coordenador da área, a atuação de Mendonça fortaleceu a tradição ortopédica na Instituição e no cenário nacional.

Conheço o Gustavo há 39 anos, desde quando ele era professor assistente do Departamento do Aparelho Locomotor da UFMG, onde ele chefiou anos depois e eu era professor convidado. Além disso, vale destacar que ele foi um fiel escudeiro de Matta Machado e até instrumentador nas suas cirurgias.

Dr. Wagner Nogueira, ortopedista do Hospital da Baleia

Para ele, nesse momento de pandemia, o tempo parece parar em alguns momentos, o que leva a repensar em valores, o presente e o futuro.

Certamente, continuar o legado do Gustavo, cuidando dos pacientes com excelência e transferindo conhecimento na Residência Médica para formar novos profissionais, é o nosso grande desafio.

Dr. Wagner Nogueira, ortopedista do Hospital da Baleia

A presidente da Fundação Benjamin Guimarães /Hospital da Baleia, Tereza Guimarães Paes, disse que a visão de seu bisavô, fundador da Instituição, aliada à parceria de Matta Machado logo nos anos 1950, possibilitaram ao Baleia consolidar-se como uma referência nacional na Ortopedia.

Nosso Hospital foi o primeiro no Brasil a oferecer especialização para médicos recém-formados, muito antes da regulamentação do programa de residência médica como modalidade de ensino de pós-graduação.

Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia

Foi justamente nesta especialidade que a Instituição iniciou seu reconhecido caminho dedicado ao ensino e à pesquisa em Medicina.

Agradecemos imensamente ao Dr. Gustavo. Foram inúmeras crianças tratadas no Baleia com tanto carinho e afeto e que receberam de presente a certeza de conseguir caminhar com os próprios pés.

Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!