A Fundação Benjamin Guimarães / Hospital da Baleia reinaugurou no dia 09 de novembro, às 10 horas, o novo Centro de Nefrologia. O espaço levará o nome Luiz Flávio Pentagna Guimarães e conta um salão totalmente revitalizado e outro parcialmente reformado.
A capacidade de atendimento foi ampliada. A nova área possui 70 cadeiras de hemodiálise e atenderá 420 pacientes em tratamento dialítico. Até então, o espaço comportava 56 cadeiras e atendia 336 pacientes. Todo paciente vem ao Centro de Nefrologia três vezes por semana e fica ligado à máquina durante quatro horas/dia.
Além do aumento do número de cadeiras, um grande diferencial do novo Centro é o ambulatório exclusivo para atendimento dos pacientes em diálise peritoneal e transplantados. A reforma do espaço contou com novos revestimentos de pisos, paredes e tetos, substituição de portas, bancadas, além de novas instalações elétricas, hidráulicas, de incêndio, telefonia e T.I.
“Ampliar e revitalizar o Centro de Nefrologia era um sonho antigo da instituição. Os pacientes ficam por horas nas cadeiras de hemodiálise e o tratamento se estende por anos e anos. Esses pacientes e todos os profissionais que atuam no setor, mereciam um espaço revitalizado e mais humanizado”, explicou Tereza Guimarães Paes, Diretora-Presidente da Fundação Benjamin Guimarães / Hospital da Baleia.
Para 2022 / 2023, ainda está prevista uma segunda etapa de ampliação, no qual o Centro de Nefrologia contará com 105 cadeiras de hemodiálise. Para isso, o Hospital da Baleia aguarda o recebimento do recurso de R$ 9,5 milhões anunciado pelo Governo do Estado, fruto do acordo com a empresa Vale.
Luiz Flávio Pentagna Guimarães
Luiz Flávio Pentagna Guimarães é membro do Conselho Curador da Fundação Benjamin Guimarães / Hospital da Baleia e, desde 1994, exerceu, de forma voluntária, os cargos de Diretor Financeiro e Vice-Presidente da Instituição.Luiz Flávio é Amigo do Baleia e apoiador das causas do Hospital.
Hospital da Baleia
O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico. Atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Além da Oncologia adulta e pediátrica, há outros Centros de Referência, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria, com destaque para o Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), além de mais de outras 30 especialidades médicas.