Hospital da Baleia usa a Neuroarquitetura como aliada na reabilitação de pacientes

Pacientes do Hospital da Baleia ganharam novo espaço na instituição: a Varandinha da Plasticidade. Localizada no 2º andar do prédio Baeta Vianna, a varanda foi revitalizada a partir de um projeto neuroarquitetonico – relação dos estímulos que o cérebro recebe com o ambiente.

A designer de interiores e fisioterapeuta geriátrica, Cristina Atheniense uniu o amor pela 3º idade com o desejo do Hospital da Baleia de reformar a varanda da ala dedicada aos Cuidados Paliativos. “O projeto foi baseado na Neuroarquitetura, ou seja, Neurociência aplicada à Arquitetura. Dessa forma, entendemos como nosso cérebro reage ao ambiente estimulando emoções, comportamentos e trazendo bem-estar”, afirma.

A Varandinha da Plasticidade conta com cantinho de leitura, música ambiente, painel sensorial para estímulo cognitivo do paciente, mesas lúdicas, placas em braile, além de frases de estímulo e uma homenagem aos profissionais de saúde. A escolha dos materiais, formas, texturas e cores foram baseadas no princípio da biofilia – que remete a natureza. A iluminação remete ao ciclo circadiano, que acompanha a intensidade da luz do sol, fazendo com que os hormônios sejam produzidos de forma assertiva, influenciando no relógio biológico do paciente. Já as gotas projetadas nas portas remetem à natureza.

O destaque do projeto é o painel de fractal: as formas geométricas que repetem padrões em escalas menores encontradas na natureza como nas flores, conchas, folhas e, cientificamente, comprovadas pela Universidade de Oregon como efeito calmante.

A Varandinha está localizada na Ala 4 da Unidade de Internação –  espaço que,  até então, era pouco utilizado. De acordo com a Coordenadora de Cuidados Paliativos, Cristiana Savoi, por ser um local próximo à área verde do Baleia, a equipe percebeu a infinidade de benefícios aos pacientes.  “É a realização de um sonho antigo e de várias pessoas que, de alguma forma, foram essenciais para o projeto sair do papel”, afirma.

A paciente oncológica, Delza Fátima de Santa Monica frequenta a Varandinha e já até escreveu um texto em homenagem ao local, “temos que escrever sobre o que é belo e bom para outro. Não só eu que uso esse espaço, mas, outros pacientes e familiares também”, afirma.

Delza está no hospital desde novembro de 2021 e conta que, ao frequentar a Varandinha, ela se sente em casa. “É um espaço lindíssimo, inclusive com a natureza aos nossos olhos, como se estivéssemos em casa. É um prazer saber que, cada vez mais, o Baleia oferece esse suporte e cuidado para nós, além de ser um lugar reservado e bonito”, conta;

Ao responder sobre as atividades que são feitas no local, Delza é enfática e não deixa o bom humor de lado, “eu caminho e claro, tenho umas conversas particulares também, né? Então, eu faço exercícios fisioterapêuticos e converso sem interferências também, já que tem cada mesinha maravilhosa, cada arquitetura linda”, completa.

“Eu espero que todo mundo conheça esse lugar. Olhe que espaço maravilhoso que temos perto do paciente e do familiar. Eu adorei esse jardim, essas árvores lindas. Olhe que coisa mais linda!”, exclama a paciente enquanto olha para área verde do Hospital.

De acordo a Dra. Cristiana Savoi, o projeto envolve as pessoas de forma global. “Mais do que o aspecto médico com tratamentos e medicamentos, quando temos um ambiente como esse, os pacientes obtém a sensação de cuidado amplo. Isso irá refletir nos pacientes, familiares e até na satisfação da equipe. Círculos de boas energias e bons frutos – pacientes familiares e colaboradores. Essa é a grande contribuição da Varandinha ao Baleia”, comemora.  

Para a reforma da Varandinha foi utilizado o valor arrecadado durante campanha da Rede de Amigos junto aos Amigos do Baleia e contou com  empresas parceiras, como: Adecolor, Bellar, Casa e Tinta,  Fastframe, Knauf, Lidea, Mobilia, RM Móveis Planejados, Smart automação áudio e vídeo, Templuz e Total Acessibilidade.  

Hospital da Baleia

O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico. Atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Além da Oncologia adulta e pediátrica, há outros Centros de Referência, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria, com destaque para o Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), além de mais de outras 30 especialidades médicas.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!