Troco Solidário: saiba como funciona

Pequenos gestos de gentileza, como os centavos doados espontaneamente pelos clientes nos caixas da Drogaria Araujo, Epa Supermercados e Mart Minas, além das doações nas contas da Cemig, Copasa, Oi móvel e Oi dixo, garantem a continuidade do tratamento de quem mais precisa. Você sabe como funciona o troco solidário? Como acontece o repasse? O que é feito com o valor arrecadado? Tire todas as suas dúvidas abaixo.

A doação vai realmente para o Baleia? 

Sim. Todo o valor arrecadado é transferido mensalmente para o Hospital de forma integral, sem nenhum desconto ou dedução fiscal por parte das empresas parceiras.

Por que a Instituição precisa de doações? 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o SUS registra mais de 30 casos por dia de câncer em crianças. O Baleia é referência em Oncopediatria e precisa do apoio da sociedade mineira para atender nossos pequenos guerreiros. A tabela dos valores dos procedimentos do SUS para esse tipo de assistência não é atualizada integralmente desde 1999, e, por isso, o repasse é abaixo do custo real, gerando um déficit muito alto ao Baleia. As doações ajudam a diminuir a diferença entre o valor repassado pelo Governo e as despesas do Hospital, além de salvar a vida de quem mais precisa de uma unidade de saúde pública.

Onde e como são utilizadas as doações? 

As doações na Drogaria Araujo, Epa Supermercados e Mart´Minas, além das doações nas contas da Cemig, Copasa, Oi móvel e Oi fixo, são destinadas integralmente para a compra de medicamentos, atendimentos, exames, consultas, internações, cirurgias, sessões de quimioterapia e sessões de hemodiálise.

Como comprovo que doei de fato? 

Ao realizar a doação, você recebe um comprovante não-fiscal que informa o valor que será destinado ao Hospital da Baleia. Além disso, você pode acessar os canais de comunicação do Hospital da Baleia (site, Facebook e Instagram) e pode, também, visitar o Hospital.

As doações são fiscalizadas? 

Todo o processo é auditado pelo Hospital, pelo Ministério Público. Filantropia (nº. 12.101/2009).

Além disso, o Baleia realiza auditoria com empresa independente sobre essas e outras doações captadas, conforme consta na Lei de Filantropia (nº. 12.101/2009).

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!