Você conhece a história de Benjamin Ferreira Guimarães?

Hoje, 17 de dezembro, comemora-se os 159 anos de Benjamin Ferreira Guimarães. Você conhece a história do nosso fundador?

Benjamin Guimarães foi um homem muito à frente do seu tempo, aliando o dinamismo e a força empreendedora à sensibilidade e solidariedade às populações mais carentes daquela época.

Suas benfeitorias começaram em 1925, quando construiu sua primeira obra assistencial: um orfanato para meninas na cidade de Bom Sucesso, em Minas Gerais. Ele viabilizou também creches, escolas, asilos e hospitais. Seu maior legado foi a criação da Fundação Benjamin Guimarães, mantenedora do Hospital da Baleia.

A princípio, a entidade, criada em julho de 1944, seria parte da cruzada mineira contra a tuberculose. Para colocar o projeto em prática, ele doou 20 milhões de cruzeiros para a construção de um sanatório e de um preventório. Essas obras foram construídas em uma área doada pelo então governador Benedito Valadares, chamada Fazenda da Baleia. Daí a origem do nome da Instituição.

Família de Benjamin Ferreira Guimarães.

O preventório localizava-se no chamado Hospital Antônio Mourão Guimarães, em homenagem a um dos seus filhos que era médico e idealizador desta grande obra. O preventório recebia até 250 crianças, filhas de pais tuberculosos; elas recebiam todo o amparo possível, inclusive escolarização. As crianças doentes eram encaminhadas para o Hospital Maria Ambrosina onde recebiam os primeiros socorros. O hospital teve sucesso nos tratamentos e foi expandindo aos poucos, criando sua terceira unidade na década de 50, a unidade Baeta Vianna, que contava com um moderno centro cirúrgico.

De lá pra cá, o Hospital da Baleia continuou a crescer e diversificar as suas atividades, incorporando novas especialidades médicas que hoje são mais de 30. 88% dos municípios mineiros enviam seus pacientes via SUS para o Hospital da Baleia, onde recebem atendimento médico de qualidade e humanizado.

Hoje, dia em que se comemora o aniversário de Benjamin Ferreira Guimarães, é preciso celebrar a sua sensibilidade social e o seu espírito humanitário. Parabéns!

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!